Nós Criamos Mundos
Nós, escritores de jogos e designers de narrativa, somos os profissionais responsáveis por projetar a experiência narrativa dos jogos, seja em mídia digital (videogames) ou física (jogos de mesa). Nosso trabalho é fazer com que todos os aspectos dos jogos — desde suas regras e mecânicas até o enredo de sua história — conduzam os jogadores a mundos fantásticos, vivam aventuras impactantes e se apaixonem por personagens cativantes.
Diferimos de roteiristas de artefatos do audiovisual (como o cinema e a TV), pois, em nosso ofício, temos que levar em conta a agência do jogador — a capacidade de quem joga interagir com a história proposta e modificá-la através das ações que as regras do jogo o permitem realizar. Afinal, um filme ou série sempre apresentará a mesma sucessão de acontecimentos, não importa quantas milhares de vezes os assistimos; enquanto mesmo os jogos mais simples podem oferecer uma infinidade de combinações de escolhas.
Nosso trabalho, portanto, não é somente escrever uma história como escritores ou roteiristas do audiovisual, mas sim levar em consideração cada aspecto do jogo em questão, de modo criar uma narrativa que não somente esteja de acordo com a proposta e limitações técnicas dele, mas que também complemente suas mecânicas de gameplay.
Mais que criar personagens e enredos, nós criamos avatares para os jogadores habitarem e mundos para explorarem.
Comitê Organizador da Comunidade Escrita de Jogos (Game Writers Brasil)
Thiago Baptista
Pedro Giglio
Horacio Corral
Yuri de Souza Guimarães
David Stéfano Souza da Silva
André Reis Cappelasso
Lia Godoy
Renata de Lima Martins
Luís Lessa Sôlha
Alvaro Nabuco de Campos Ferreira Lima
Rodrigo Domingues
Victor de Paiva

